segunda-feira, 22 de junho de 2009

O ano da redenção!!!

O Botafogo vive um péssimo momento mas os torcedores mais antigos certamente já viveram dias mais angustiantes. Alguns passaram 21 anos sem ter o gosto de gritar é campeão, passaram 21 anos vendo o Botafogo montar times horrorosos, passaram 21 anos sendo humilhados e motivo de chacota dos torcedores rivais. Quando tudo apontava para o fim da estrela solitária a torcida se manteve fiel e carregava o clube nos braços, o Botafogo ia perdendo tudo (inclusive a sua sede) mas sua torcida fazia jus a uma frase que foi exposta na final do campeonato carioca "O Botafogo é uma fortaleza e sua torcida jamais se renderá". Se nossa torcida mantivesse esse espiríto de luta tudo poderia ser tão diferente...mas hoje não é dia de escrever sobre conformistas e sim sobre heróis!!
Venho de uma família de botafoguenses onde meu avô já nutria um grande amor pelo clube da estrela solitária e essa paixão só foi aumentando a cada geração. Lembro que em 1994 comecei a me interessar e acompanhar de fato futebol, lembro de um churrasco aqui em casa e um amigo do meu pai trouxe uma fita em vhs(realmente estou ficando velho!!!)e entregou para o meu pai. Após o churrasco vejo meu pai colocando a fita e vejo que era a gravação de um Botafogo e Flamengo, não entedi muito bem mas me sentei na sala e comecei a acompanhar o jogo. O jogo ia rolando e meu pai ia contando com detalhes as suas lembranças daquela noite de 21 de junho de 1989...
Meu pai sempre foi o alvinegro típico, completamente apaixonado pelo Botafogo mas sempre pronto para uma tragédia. Naquela noite ele tinha ido ao maracanã com três amigos e só havia ficado tão nervoso no dia do meu nascimento, o maracanã em sua maioria era preto e branco( cena que nem sei se um dia se repetirá) e os botafoguenses pareciam em extase cantando o hino do Botafogo como se fosse um mantra na tentativa de conduzir o Botafogo ao fim do seu martirio. Meu pai estava calado, o nervosismo era tamanha que ele só conseguia ficar em pé e assistir o jogo. O primeiro tempo termina sem o Botafogo dar um único ataque para o gol, os amigos de meu pai comentavam sobre o jogo e meu pai se mantinha em silêncio. O segundo tempo começa e o jogo vai se arrastando até que o juiz marca uma falta na entrada da área para Zico bater...até que meu pai esboça a sua primeira reação. Olhos fechados e se vira de costas para o campo...Zico bate...a bola vai para fora.Meu pai suspira aliviado e volta a sua posição original.
Aos 12 minutos do segundo tempo Mazolinha sobe pela esquerda e cruza, a bola parecia mais para Leonardo mas com um leve toque Mauricio o tira da jogada e toca de leve na bola...a bola estufa as redes do Flamengo. O maracanã explode e meu pai estranhamente comemora de maneira contida(talvez tenha sido o unico botafoguense a fazer isso naquele momento), afinal tinha aprendido após 21 anos de sofrimento que tem coisas que só acontecem com o Botafogo. O tempo vai se arrastando, e o relogio de meu pai marcava 40 minutos. Ele havia ficado em silêncio praticamente o jogo inteiro, mas não aguentou...de maneira tímida começou a soltar um grito entalado por mais de duas décadas,é campeão. O grito começava a ganhar força em todo estádio e conforme os gritos aumentavam as lágrimas começavam a rolar. O jogo termina e meu pai só consegue chorar, olha para todos os lados e só consegue enxergar botafoguenses com lágrimas nos olhos e comemorando um título tão esperado.
A nossa conversa é interrompida pelo gol de Maurício na fita vhs, meu pai contou essa historia de tal forma que eu me lembro ter imaginado que estava ao seu lado naquela noite histórica.Ficamos em silêncio vendo Maurício comemorar...naquele final de tarde eu sabia que minha vida tinha mudado para sempre. Esse foi o dia que o Botafogo me escolheu é nesse time de 1989 e nos torcedores que estiveram presentes na batalha de 21 de junho que eu busco forças quando o momento não é bom para o Botafogo.
Parabens aos heróis de 1989!!O feito de vocês jamais será esquecido!!!

0 comentários: